Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cerimônia do Batismo de Ervas

Está prevista para os dias 14 e 15 de outubro de 2011, a realização da cerimônia do Batismo de Ervas na aldeia Palmeirinha do Iguaçu. A cerimônia acontece todos os anos e desta vez por solicitação da comunidade, a cerimônia poderá ser filmada e registrada pela equipe Outro Olhar.
Na cerimônia os homens fazem a coleta da erva mate, depois sapecam as folhas no fogo, em seguida realizam dança de consagração e preparo, onde penduram as folhas no altar sagrado guarani.
As ervas permanecem durante a noite sob a realização de várias danças e cerimônias sagradas. No dia seguinte passam para a etapa do preparo do ritual pelas mulheres, que fazem a socagem das ervas no pilão.
Está cerimônia serve para purificar e afastar os maus espíritos da comunidade, é também uma maneira de manter e repassar para as gerações a cultura Guarani.
Toda a história do Batismo de Ervas, poderá ser acompanhada durante a I Mostra de Cultura e Arte Guarani, a ser realizada no 1° semestre de 2012.

Por: Equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário