Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Visita na Aldeia de Tapixi


Há cerca de um ano conheci e comecei a ler pela internet sobre o trabalho que a Outro Olhar desenvolve com as comunidades indígenas Guarani e Kaingang no Paraná e em Santa Catarina, para o enriquecimento e retorno às suas tradições.
Após uma visita à exposição sobre a Cultura Guarani em Guarapuava, fui convidada pela Outro Olhar para participar de uma visita à Aldeia Lebre, em Nova Laranjeiras, que fizemos no dia 24 de Maio, com a Sandra, diretora da Outro Olhar, a assistente social Silmara e os voluntários europeus Maiho e Stefano, para apresentação na aldeia das fotos e filmes que foram feitos pelas comunidades participantes do projeto Oindio, para a I Mostra de Cultura e Arte Guarani organizada pela associação.

A exposição foi montada na escola da aldeia e apesar do dia chuvoso algumas pessoas saíram de casa para visitá-la, além de contarmos com a presença dos alunos e funcionários da escola. 
Pessoalmente foi uma experiência muito enriquecedora, pois eu nunca tinha visitado uma aldeia indígena, embora tenha raízes indígenas. No mundo indígena sentimos a harmonia com o redor e o momento, senti de todos uma calma e simpatia naturais.
Vimos algumas crianças se reconhecerem nas fotos expostas, e era latente o interesse e a satisfação durante a exibição do curta criado pela comunidade, "O Lobisomem", que retratou uma história com um pouco da sua tradição e costumes. Todos nos deliciamos assistindo aos filmes das outras aldeias e a comunidade demonstrou bons sentimentos em valorizar internamente e para fora, as suas tradições e cultura através do trabalho com a associação.
As fotos, vídeos de todas as aldeias e todo o trabalho resultaram numa exposição de grande qualidade, espontaneidade e coração na execução.
Foi um dia e experiência belíssimos, sou muito grata à comunidade e à associação pela oportunidade de os conhecer, confraternizar e participar desta atividade.
Juliana Soares – Guarapuava/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário