Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 27 de maio de 2025

Turmas da Educação Infantil Vivenciam Expedição Investigativa com Plantas Medicinais e Cultura Indígena

 No último dia 20, a Associação Outro Olhar teve a alegria de receber no Centro de Convivência Itakora, duas turmas da Educação Infantil da Escola Municipal Capitão Wagner — as turmas 4C e 5J, sob orientação da professora Daniela Zorzetti. A visita fez parte do Projeto “União Faz a Vida”, parceria da escola entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sicredi. Uma iniciativa que visa promover a educação de crianças e adolescentes com base na cooperação e cidadania, aliando valores éticos como igualdade, equidade, respeito à diversidade, liberdade e participação ativa na sociedade.

Durante a expedição investigativa, os pequenos exploradores — com idades entre 4 e 6 anos — mergulharam num dia repleto de descobertas e vivências com a natureza. Pela manhã, estiveram conosco as crianças de 4 e 5 anos; à tarde, foi a vez das crianças de 5 e 6 anos.

A visita teve início com o contato com o artesanato indígena, promovendo uma aproximação cultural e sensorial com os saberes ancestrais. Em seguida, seguiram para os canteiros permanentes, onde puderam conhecer as plantas medicinais e participar da dinâmica interativa das “pedras do tempo”, que estimulou a percepção do tempo natural e do cuidado com a terra.

Logo depois, as crianças exploraram a nossa “floresta”, onde identificaram árvores nativas e aprenderam sobre os seus usos medicinais. A aventura continuou com uma visita ao galinheiro e, posteriormente, à unidade de extração de óleos essenciais, onde conheceram o processo que transforma as plantas em produtos naturais. Encerraram esse percurso na loja do Tembiapo, onde puderam ver o resultado final da extração dos óleos.

Para concluir o dia, participaram de brincadeiras educativas que envolveram plantas medicinais, e saborearam um delicioso lanche com frutas e um chá especial de poejo. Um encerramento repleto de sabores, sorrisos e aprendizagens.

Essa é uma ação voluntária da Associação Outro Olhar, que reafirma o nosso compromisso com uma educação transformadora, conectada com os valores humanos e ambientais, dentro do Programa de Interação Cultural e Educação Ambiental.