Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 26 de março de 2013

Jovens Solidários – Vivências Culturais

Nos últimos dias a Outro Olhar e algumas comunidades indígenas receberam a visita de dois jovens italianos, do programa de voluntariado, Jovens Solidários, possibilitado através da Associação Shishu, com sede em Rovereto-Itália, os jovens Fabio e Davide, são respectivamente estudantes de ciências agrárias e de ciências políticas.
Nos quinze dias que estiveram conosco, puderam participar de atividades desenvolvidas nas aldeias de Limeira, Pinhalzinho, Palmeirinha do Iguaçu, Tapixi-Lebre.Tiveram a oportunidade de acompanhar o curso Formando em Rede e o Encontro da Rede Solidária Popyguá, podendo assim conhecer lideranças e jovens de outras aldeias da Rede. Participaram ativamente das atividades relacionadas aos projetos Tekoha Sustentável e  Ambiente Inteiro, realizando desde apresentações de sua cultura e vivências, durante o encontro da Rede e para os  alunos da escola da aldeia Tapixi, até atividades práticas, como: preparo da área a ser reflorestada, adubação e preparo da área para a horta de medicinais, acompanhamento das atividades dos grupos artísticos e dos grupos solidários.
Realizaram ainda atividade de plantio de espécies nativas no sistema agroflorestal que está sendo implantado junto ao Itakora e ajudaram na organização e realização de uma pequena feira de artesanato Guarani na Faculdade Guarapuava.

Sem dúvida foram bons momentos de vivências, aproximação entre culturas e troca de experiências, tanto para quem veio, quanto para nós e para as comunidades que receberam com carinho os dois jovens.

Para finalizar o intercâmbio realizamos um passeio ao salto São Francisco, para mostrar aos dois um pouco das belezas naturais do Brasil e especificamente do município de Guarapuava-PR.

Nós da Outro Olhar, agradecemos aos jovens e as comunidades pelas contribuições e reciprocidade!
Por equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário