Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas

O Museu Municipal Visconde de Guarapuava, de Guarapuava está participando da 9ª Primavera dos Museus sob a temática Museus e Memórias Indígenas. Para comemorar a semana está expondo a Mostra de Cultura e Arte Guarani, organizada pela Outro Olhar e pela Rede Solidária Popyguá.
Dentro da mostra um destaque especial para a Mostra "A Boa Comida Guarani".
 Existem tantos sabores, cheiros, cores nas diversas comidas das diferentes famílias, regiões, países e culturas que, quando pelas andanças e aprendizados com a  'Nação Guarani' surgiu a ideia de conhecer, relembrar e experimentar a gastronomia dessa cultura, tão pouco conhecida.
Conversando aqui, ali, a ideia se transformou em ações. A ideia: descobrir as comidas indígenas guarani. A ação: encontrar as pessoas, conversar com elas, fazer as comidas e ainda filmar o preparo e tudo o mais que envolve.
Alguns meses de atividades nas aldeias conversando com as pessoas sobre 'comida', o que faziam, o que fazem, se era bom, se não é mais, porque; e aos poucos a conversa se tornando vontade de fazer para experimentar e também para mostrar, tentar convencer os mais jovens que segundo disseram, não querem mais essas comidas, gostam daquela comprada no supermercado.
Sem preconceitos, tem lugar para todos os gostos. Mas a vontade era grande de saber mais, conversa vai, conversa vem, lembra daqui, lembra dali e os alimentos foram sendo preparados, alguns mesmo desde a colheita ou caça até o produto final prontinho para comer. Uma comida lenta, com identidade e história, no bom estilo do 'slow food'.
Digo com sinceridade, os gostos descobertos e redescobertos nesses meses foram muitos e, na simplicidade, especiais, particulares e riquíssimos.
Essa vivência resultou nas fotos agora expostas, que trazem um pouco do ‘fazer alimentar’ e em pequenos vídeos, a qual batizamos de "A Boa Comida Guarani".
Visitem e apreciem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário