Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

domingo, 4 de dezembro de 2016

Tembiapo: O Grande Encontro

No dia 31 de novembro e 01 de dezembro encontraram-se os participantes do Tembiapo: artesãos, artesãs, produtores e produtoras de plantas medicinais, juntamente com os gestores, para um momento de reflexão, análise e decisões sobre o Tembiapo e suas atividades.

Um convite para pensar sobre os desejos, necessidades e sonhos de cada um foi uma das primeiras atividades e para celebrar a amizade e a alegria uma brincadeira deu o tom. Muitas risadas e sorrisos seguida de uma reflexão sobre solidariedade e empatia.
Números e contas normalmente geram desconfianças e cansam nossos neurônios; por isso foi dedicado um bom tempo do encontro para a apresentação dos relatórios financeiros de 2015 para análise dos participantes. Os gestores Daniel, Angelo e Ramon conduziram este momento de explicações, tira dúvidas sobre os gastos e receitas das vendas e ao final contas aprovadas pela maioria simples e foi a hora dos artesãos e artesãs receberem a sua parte sobre o lucro do ano de 2015.
Animados pela divisão dos lucros, os participantes se dividiram em diferentes grupos e seguiram para atividades práticas. Os produtores e produtoras de plantas medicinais e aromáticas conversaram sobre os usos que conhecem das plantas e também ouviram e tiraram dúvidas sobre os óleos essenciais. E para pensar em novos produtos para o ano de 2017, seguiram para o laboratório e produziram sabonetes aromáticos e creme para as mãos. A experiência foi incrível, comentou Jocélio, técnico químico responsável pelos produtos do Tembiapo.
As artesãs e artesãos comemoraram o bom resultado da primeira coleção de Biojóias lançada em setembro e os encaminhamentos para uma segunda edição da mesma coleção, uma vez que, restam apenas 20% das peças no estoque.
Embalados pelo sucesso da coleção 2016, as artesãs e artesãos se desafiaram a pensar a coleção 2017, e o que podemos adiantar é que virá muita novidade!

Para encerrar esse grande encontro, os participantes aprovaram a visão, missão e valores do empreendimento Tembiapo, elaborados pelo gestores e consultores durante o último módulo do curso de gestão que estão participando. Aprovados sem ressalvas. Confiram a seguir:

Visão:
Ser uma referência nacional e internacional na produção de peças exclusivas e raras da etnia Guarani e óleos essenciais com utilização de matéria prima vinda da natureza; assim como na comercialização. Conquistando pessoas e promovendo o bem estar de todos.

Missão:
Produzir e disponibilizar produtos de qualidade, com manejo sustentável dos recursos naturais e promover o empoderamento dos artesãos, artesãs e produtores envolvidos no processo.

Valores:
Ética; Transparência; Solidariedade; Ecologia Social; Valorização das pessoas e da cultura; União; Inovação de produtos com qualidade. 

E assim, agora orientados pela visão, missão e valores, o grande encontro com cara de Assembleia Geral, foi encerrado com desejos de felicidades e bom ano de 2017!

Galeria de Fotos: https://www.facebook.com/outro.olhar.3/media_set?set=a.1059569820820855.1073741882.100003035412658&type=3

http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/projeto-ajuda-na-producao-de-artesanato-indigena-em-guarapuava/5566058/


Nenhum comentário:

Postar um comentário