Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Agroflorestas Guarani: Diversidade e Cultura

A sustentabilidade é uma característica inerente aos sistemas agroflorestais – SAF’s-, pois estão alicerçados em princípios básicos que envolvem aspectos ecológicos, econômicos e sociais. Todo método ou sistema de uso da terra somente será sustentável se for capaz de manter o seu potencial produtivo também para gerações futuras. Além disso, os SAF’s para serem considerados sustentáveis devem envolver os aspectos sociais, econômicos e ecológicos, isto é necessitam que sejam socialmente justos economicamente viáveis e ecologicamente corretos.
Com o recente reconhecimento e a conscientização da importância dos valores ambientais, econômicos e sócias das florestas, podem se perceber no cenário mundial fortes tendências para as mudanças significativas na forma de uso da terra, com a utilização de sistemas produtivos sustentáveis que considerem além da produtividade biológica os aspectos socioeconômicos e ambientais, diante do múltiplo proposito das árvores, os sistemas agroflorestais constituem-se em alternativas sustentáveis para aumentar os níveis de produção agrícola, animal e florestal.
Esse sistema vem como alternativas, para pequenos produtores, povos, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, permitindo a consolidação da produção de alimentos com o plantio de florestas contribuindo com o auto sustento das famílias e a preservação da biodiversidade em prol de um desenvolvimento sustentável. 
Sendo assim nada mais justo que as famílias e os grupos de agricultores que fazem o uso de práticas ecológicas e sustentáveis, sejam lembradas também na semana mundial de meio ambiente por terem importantes contribuições na sociedade em prol da sustentabilidade e de um método digno de produção sem ofender e nem prejudicar o próximo.
Especialmente para os grupos de agricultores indígenas nossos cumprimentos e reiteração do orgulho do trabalho realizado!

O trabalho de reocupação das áreas que há muitos anos foram deixadas sem produzir na forma tradicional, a partir de um esforço conjunto, técnicas atuais, saberes tradicionais e cultura Guarani, do Tembiapó, da Rede Solidária Popyguá, da Outro Olhar e de cada Participante; apresenta já seus resultados.
A colheita de alimentos saudáveis das ricas e diversificadas agroflorestas para alimento da família, da comunidade e o excedente disponibilizado para toda a população (comercialização). Além da alegria de estar contribuindo para desenvolvimento sustentável, cuidando da biodiversidade através das práticas agroecológicas; na busca de uma agricultura sinérgica mantendo a originalidade da natureza e dos recursos naturais, produzindo com consciência e eficiência.
Ressaltamos mais uma vez, na semana nacional de meio ambiente, nosso reconhecimento e admiração pelos indígenas que estão cumprindo com a missão de serem os guardiões da biodiversidade!
Jocelio Martins Ryzy – Técnico em Meio Ambiente e Agroecologia







Nenhum comentário:

Postar um comentário