Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Coleção 2017 Itá Hendy - Artesanato e Biojoias Guarani

Foi com grande alegria que o Tembiapo, organização que reúne 40 pessoas entre artesãs, artesãos, produtoras e produtores de plantas medicinais e aromáticas, realizou o Lançamento da Coleção 2017 Itá Hendy - Artesanato e Biojoias Guarani no salão de eventos da Unicentro na noite do último dia 02 de outubro de 2017.
Peju Porã! Bem vinda a Coleção!
Vamos relembrar um pouco da caminhada que as artesãs e artesãos fizeram até aqui. Em 2013, após já alguns anos de procura; enfim a determinação e coragem de um grupo de não mais de 20 pessoas de quatro comunidades diferentes, acreditaram que poderiam formar um empreendimento cooperativo solidário para comercializar os artesanatos que eram feitos nas aldeias.
O objetivo era poder comercializar para mais pessoas, gerar renda para as artesãs e artesãos, sem a necessidade de se expor nas ruas das cidades, que nem sempre são acolhedoras e respeitosas.
Em 2016, já com alguma pouca experiência, a vontade e necessidade de dar um passo a mais.
No começo pareceu ousadia, transformar o que era visto ‘apenas como artesanato comum’ em ‘Biojoias e peças de Decoração’ para os mais refinados gostos.
Persistência, criatividade e arte foram a força motriz que fez nascer a primeira Coleção de Biojoias e Artesanato Guarani, lançada em 2016; foi um sucesso.
Depois da primeira coleção o compromisso de todos os anos trazer novidades para os clientes, admiradores e apaixonados pela arte que valoriza o humano e o sustentável.
Então, já em novembro de 2016 eram feitos os primeiros ensaios e rabiscos para a Coleção 2017. Foram meses de trabalho, mas que, valeu a pena, as peças ficaram lindas!
A inspiração dessa coleção veio da vontade de valorizar o local e regional, e mais uma vez ousar: Misturar pedras semipreciosas com as sementes, as madeiras, as cascas, o ouro e a prata.
Decisão tomada, hora de ir atrás do material, selecionar as sementes, preparar as madeiras, as taquaras, os purungos, os cipós, encomendar as pratas e dourados e as Pedras!
Ah as pedras! O primeiro contato foi de estranheza e desconfiança, nas palavras da artesã Rosinha “Quando vi aquilo pensei, meee não vai sair nada, dinheiro jogado fora! Ai fomos mexendo, tomando gosto e no final ficou maravilhoso!”
Assim nasceu a coleção Ita Hendy ‘Pedra Brilhante’!
Da ousadia, criatividade e mãos talentosas de artistas homens e mulheres da etnia Guarani que criaram a partir do elemento novo ‘as pedras’ peças ricas em energia, significado e beleza. As peças estão disponíveis para aquisição na loja do Tembiapo e na loja virtual sob o endereço: www.tembiapo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário