Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Yy Kara'i

Yy Kara'i, Batismo das Águas... No início da noite as pessoas começam a chegar lentamente: homens, mulheres, jovens, crianças, visitantes...
Foto de Mauricio Pilati
Lá dentro da Opy’i (casa de reza) o Xamoĩ e a Xary’i (líderes espirituais) já tinham tudo preparado: a água no tronco do cedro rosa [árvore sagrada]; as velas de cera de abelha [feitas para os visitantes e sua família. As pessoas da comunidade, cada família confecciona suas próprias velas, uma para cada membro].
Iniciam com apresentação dos visitantes, cantos tradicionais, palavras do Xamoĩ; mais cantos, falas e reflexões...
Enquanto isso o chimarrão passa de mão em mão entre os participantes, como parte da celebração da coletividade e fonte de energia.
Após a meia noite o Xamoĩ inicia o ‘Yy Kara’i’ Batismo das Águas em um ritual singelo, profundo e por vezes, descontraído. Aos poucos os homens se aproximam e com o auxilio do Xamoĩ vão fixando as velas no círculo de cipó do altar; em seguida é a vez das mulheres. Enquanto as velas queimam sob o olhar atento do Xamoĩ que atende de cada uma [pois cada vela é uma alma e o fogo revela o que aquele alma-ser precisa no momento]; os cantos tradicionais enchem a Opy’i misturados com a fumaça dos cachimbos.
Após cada uma das velas ter cumprido sua função é hora da bênção com a água, um a um, em fila circular em torno do altar recebem a bênção; a renovação das forças.
Outra vez a fumaça dos cachimbos enche o ambiente e os cantos ecoam fortes. Ao sinal do Xamoĩ, cessam. Faz-se um silêncio profundo.
Para a concentração e conexão máxima do Xamoĩ com as divindades, esse silêncio só é quebrado com um lindo canto de lamento e inspiração entoado pelo líder espiritual. Lentamente, as revelações iniciam; as divindades vão revelando ao Xamoĩ o espírito que habita em cada corpo, então revela-se o nome de cada pessoa.
A cerimônia se estende até a madrugada quando aos poucos as pessoas retornam às suas casas...
Sou grata por receber a permissão de vivenciar esses momentos com a comunidade de Pinhal, TI Rio das Cobras.
Ara Ju (Sandra König)
Foto de Mauricio Pilati

Foto de Mauricio Pilati

Foto de Mauricio Pilati

Nenhum comentário:

Postar um comentário