Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Desenvolver de Ideias e Sonhos

Na última visita técnica à comunidade indígena Tapixi [Lebre] localizada no município de Nova Laranjeiras, a equipe da Outro Olhar teve uma agradável tarde de trabalho. Reunida com as lideranças da comunidade, representante da escola e jovens voluntários conversou-se sobre o desenvolvimento de projetos, da conversa consolidou-se a proposta bem bacana de trabalhar com os jovens, atividades culturais e ambientais ao mesmo tempo com um grupo na aldeia, outro em Guarapuava, e uma ponta com jovens da Europa, com o intuito de provocar a interação entre essas culturas. O projeto foi batizado de “Meu Bairro, Minha Aldeia: Nosso Mundo” fazendo menção aos espaços e culturas de cada um dos grupos que ao final compõem o mundo em que vivemos.
 A conversa também provocou um momento importante de resgate cultural, quando o sr. Marcolino, xamoῖ da aldeia, falou da importância de se recuperar algumas espécies que eram utilizadas para o artesanato e também são medicinais, como a banana de mico; de como se faz a tintura natural com a casca do pinheiro [araucária] e de como ter momentos para conversar sobre essas coisas é importante. E desse assunto reforçou-se a necessidade de se trabalhar projetos na linha ambiental de recuperação e preservação de espécies.

Escutar os sábios das aldeias e conviver com a comunidade é sempre um privilégio!



Um comentário:

  1. acho muito interessante o que fazem, espero que eu tenha uma oportunidade dessas, é muito legal isso.

    ResponderExcluir