Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Encontros e Despedidas

"São só dois lados da mesma viagem, o trem que chega é o mesmo trem da partida, a hora do encontro é também de despedida" diz a canção. E foi assim, esse Sementes para o Crescimento I, três chegadas cheias de expectativas e curiosidades, de ambos os lados, nosso enquanto instituição acolhedora e dos jovens voluntários; também três partidas com emoção, gostinho de 'podia ser mais' e saudade.

 Seis jovens, cada qual com suas particularidades, nos ensinaram a ouvir, nos encantaram com sua sensibilidade humana e seu cuidado com as comunidades indígenas. Nos fizeram redescobrir a paisagem com perguntas simples como "e é possível se acostumar os olhos com uma paisagem assim?". A perceber o encanto e a poesia das palavras traduzidas do guarani para o português, como "aqui é um bom lugar". Contrastar nosso entorno com suas observações "como podem falar de uma cultura se não a conhecem?".
A dificuldade, algumas vezes, com as diferentes línguas não foi impedimento para a comunicação com as comunidades e com os associados, quando as palavras faltaram sobrou boa vontade e criatividade para a compreensão.
A todos os seis jovens do Sementes para o Crescimento I: Anais, Camilla, Mahio, Stefano, Andrei e Simona, nosso muito obrigado pela ajuda, convivência e amizade!


por Equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário