Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curso Formando em Rede Módulo III


Os jovens do curso Formando em Rede reuniram-se para a realização do terceiro módulo do curso que aconteceu de 10 a 14 de novembro de 2012 junto ao Centro de Formação Juan Diego.
 As principais atividades realizadas foram a apresentação e sistematização dos diagnóstico social e ambiental, produzidos pelos próprios jovens, com dados coletados em suas comunidades.
Foram momentos de construção e debate, onde dados valiosos que serão utilizadas na elaboração de propostas de desenvolvimento puderam ser mensurados e transformados em informação que embasarão materiais e pesquisas futuras, sendo uma memória da real situação das comunidades Guaranis da Rede Solidária Popyguá.
Ainda receberam subsídios sobre a elaboração de projetos e desenvolvimento de propostas para a melhoria das condições de suas comunidades e familiares. Nesse módulo os jovens contaram com a colaboração de Ananias Jexaka Veríssimo que é professor indígena e cacique da aldeia Lebre, Ananias falou sobre a sua experiência na gestão da comunidade e reforçou a importância dos jovens na participação em cursos como este e na atuação junto as suas comunidades.
Enfatizou a preocupação com o fortalecimento da cultura, reforçando o quão valioso é manter a língua materna, as cerimônias e costumes de cada povo, aliado a isto destacou a importância de termos materiais escritos, pesquisas, livros e trabalhos acadêmicos sobre a cultura e também sobre a real situação que os povos guaranis se encontram.
Também neste módulo os jovens tiveram momentos de trocas culturais que enriqueceram várias culturas, num primeiro momento expressaram através da pintura em grafite, traços da cultura guarani, a atividade foi organizada pelos voluntários do SVE – Serviço de Voluntariado Europeu, Paul e Federica.
Num segundo momento, através dos alimentos, foram confeccionados alguns dos pratos típicos da cultura guarani como: o beiju, reviro e xipá, que foram preparados pelas jovens guaranis. A oficina de sabores foi organizada pelos voluntários Paul e Federica, do Serviço de Voluntariado Europeu- SVE, que também mesclaram pratos típicos de seus países: pizzas e mousse e todos se divertiram criando e experimentando novos sabores.
Sem dúvida foram momentos muito agradáveis e de muita troca de informação e conhecimentos construídos e repassados e que servirão como base para o próximo módulo do Formando em Rede.
A primeira fase do Formando em Rede será finalizada em março de 2013 com a apresentação das propostas de desenvolvimento e elaboração de apostila contendo as informações e materiais produzidos no decorrer do curso.
Por: Silmara Aparecida Waledorff - Equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário