Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Oficina de Sabores


Uma pessoa famosa, de quem não lembro o nome, falou assim: “A gente é o que a gente come”... Se isso é verdade, na noite do dia 12 de dezembro no Centro de Formaçao Juan Diego, a mescla de comidas e sabores juntou culturas e indivíduos.
A “oficina de sabores” foi uma das atividades de Formando em Rede, formação elaborada para um grupo de 24 jovens (meninos e meninas) guaranis, que, durante as várias etapas, se aproximam dos instrumentos da investigação social, aprendendo e fazendo experiências de metodologias de análise, tornando-se atores sociais que definem e concretizam um projeto para o futuro da comunidade a qual pertencem.
Os participantes provêm das aldeias que a Outro Olhar realiza suas atividades, são elas: Añetete, Koe Jú Porã, Kuaray Guatá Porã, Tekoha Ocoy, Pindoty - Palmeirinha do Iguaçu, Rio D’Areia, Tapixi-Lebre no estado do Paraná e Aldeia Limeira no estado de Santa Catarina.
Na preparação da oficina, Eu (Federica) e Paul achamos que a reflexão sobre a cultura da comida e os modos tradicionais de preparo poderia ser, para os participantes, um meio de trabalharmos sobre a questão cultural e a consciência da própria identidade. O que pode parecer estranho é que os meninos e as meninas começaram cozinhando comidas da Italia e da França. Mas na verdade, com a consciência de quem eu sou adquire-se através do conhecimento de quem o outro é, assim a ação de compartilhar as comidas foi um passo para a construção de um intercâmbio e de uma relação entre pessoas. Então, o encontro entre comidas foi um encontro entre indivíduos diferentes, mas curiosos pra se conhecer melhor e tirar enriquecimento a partir dos demais.
Depois de uma breve introdução sobre as receitas e a atuação da oficina, eu e Paul começamos a dividir e organizar os grupos de trabalho. Os meninos preferiram cozinhar a pizza, a maioria das meninas o doce de chocolate.
O “grupo pizza” começou a atividade preparando a massa (que demora 3 horas para fermentar) e depois os ingredientes do recheio das pizzas: legumes, queijos (mussarela, provolone e gorgonzola, que contém pequenos fungos, e que no começo assustou bastante os participantes, mas depois eles experimentaram e descobriram que é muito bom!), presunto, rúcula, atum, azeitonas, linguiça, etc.
As fotos mostram que os meninos estenderam a massa… como verdadeiros pizzaioli! A massa foi colocada nos tabuleiros e recheada primeiro com molho de tomate. A grande variedade de ingredientes para escolher estimulou sua criatividade e fez surgir muitas combinações diferentes, imaginativas, fantasiosas, talvez estranhas e divertidas!!
As meninas preparam o mousse de chocolate, com a ajuda de Paul, Sandra, Silmara, Maria Lucia! Primeiro, elas fundiram o chocolate (cortado em pequenos pedaços) em banho maria. A seguir elas dividiram as gemas dos ovos (misturadas com açúcar) e as claras (bateram com uma batedeira). Depois, a nata também foi batida e a manteiga misturada com o chocolate. No final, todos os ingredientes foram juntados, mesclando suavemente. Depois foi colocado na geladeira durante algumas horas e depois comemos com bolachas.
As meninas foram curiosas pra aprender cozinhar algo novo; elas também cozinharam duas comidas guaranis e explicaram as receitas.
Os participantes se divertiram muito, a atividade foi apreciada porque envolveu de modo prático, “com as mãos”, levando-os a interagir e trabalhar juntos pelo preparo do produto final, mas também os estimulou a perguntar sobre como avançar e sugerir novos ingredientes e experimentar.
Talvez não muitas pessoas imaginam que vários ingrediente a gente usou... e que hoje em dia são ingredientes importantes em famosas receitas (italianas e francesas também), chegaram na Europa viajando nos navios dos exploradores que estiveram na América do Sul. Feijão, batata, abóbora, milho, pimentão, tomate e chocolate!
Refletir sobre isso é importante para entender o seguinte: intercâmbios e encontros entre mundos diferentes podem criar enriquecimento também na cozinha!
Ainda hoje, os alimentos viajam, assim como as pessoas. Os meninos e as meninas guaranis gostam do macarrão (pasta) e para muitos deles è a comida favorita; eu, Federica e Paul chegamos ao Brasil, onde começamos experimentar feijoada, churrasco, farofa, pastel… e o que mais?
Agora resta apenas dizer: vamos comer!
Por: Federica Feola - SVE- Serviço de Voluntariado Europeu/Joint

Nenhum comentário:

Postar um comentário