Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aconteceu entre os dias 23 a 26 de abril de 2013 o Modulo I do curso de Agentes Ambientais e Desenvolvimento com a temática principal Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade.
O encontro teve a presença de 15 representantes, em sua grande maioria jovens, das aldeias guaranis de: Limeira/ SC, Ko Ju Porã/PR, Tapixi/PR, Tekoha Ocoi/PR, Nhengatu/SC e Palmeirinha do Iguaçu/PR.

Entre os temas abordados foram trabalhados “O planeta Hoje e seus Recursos Naturais” e“Biodiversidade”, trabalhada por Sandra König, que a partir da apresentação de vídeos, slides e trabalhos de grupo incentivou os participantes a refletirem sobre a questão ambiental e como vem sendo vista e abordada pelas comunidades.
 Com momentos de reflexões procurou-se fazer uma menção a totalidade e não só como as aldeias estão hoje, para que todos pudessem entender o quanto é importante pensarmos o mundo como um todo, entendendo que as ações que irão fazer em suas aldeias terão reflexo na sociedade de uma forma geral.
No decorrer do curso foi sendo trabalhada a questão da sustentabilidade e da preservação ambiental nas comunidades, de forma com que os participantes pudessem entender estes conceitos e temas e assim poder por em prática projetos e ações que tenham este pensamento e propósito.

Ainda foram construídas juntamente com os participantes atividades de sensibilização para serem realizadas em colaboração com as escolas das aldeias de Limeira, Ocoi e Lebre e incentivado aos demais para que realizem atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade em suas comunidades desde a realização de caminhadas e trilhas ecológicas, coleta de lixo e limpeza dos córregos e rios até a elaboração de desenhos e gincanas relacionadas ao tema.
Após a explicação teórica e técnica de como proceder para a implementação de áreas de reflorestamento e sistemas agroflorestais passou-se a parte prática, na qual os participantes acompanhados por um técnico em agroecologia fizeram o plantio de espécies nativas aproximadamente 30 mudas junto ao Centro de Formação Juan Diego.
O curso de Agentes Ambientais e Desenvolvimento é parte integrante do projeto de reflorestamento Tekoha Sustentável, que compreende a implementação de aproximadamente 12 hectares de reflorestamento e sistemas agroflorestais, com espécies nativas, nas aldeias de Lebre e Ocoi ambas no Paraná e Limeira localizada em Santa Catarina e atividades de sensibilização a todas as aldeias que estão participando do curso.
O objetivo principal do projeto Tekoha Sustentável é fazer com que as comunidades indígenas sirvam de referência para a sociedade, no intuito de preservar e buscar alternativas sustentáveis para a promoção e melhoria da qualidade de vida destes, bem como, recuperar áreas que sofreram efeitos de queimadas e do desmatamento. O projeto tem o apoio da Associação Shishu sendo realizado pela Outro Olhar.
No link a seguir um resumo do curso de agentes ambientais http://youtu.be/SPp9MwNrOMk
Por Equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário