Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tembiapo, Artesanato Guarani

 A aldeia de Palmeirinha do Iguaçu, em Chopinzinho, sediou entre 21 e 23 de maio o curso de artesanato, ou melhor dizendo, o curso de organização de um empreendimento de artesanato guarani entre as aldeias da Rede Solidária Popyguá. A atividade na opy na primeira noite ajudou a todos se sentirem em casa e mais próximos um dos outros, mesmo nós, os não indígenas pudemos fazer parte do 'modo de ser guarani' ainda que por alguns momentos. 
Apesar da complexidade da temática, cujo o objetivo foi discutir e finalizar o plano de negócio do artesanato, entre equipe técnica, assessores e os participantes, o curso foi bem produtivo. Entender e calcular os custos, entender as despesas de um empreendimento e a formação do preço de venda, entender minimamente as características do mercado consumidor. Ufa, complexo! Mas, deu certo!
E, na noite chuvosa do dia 23, foi fundado o Tembiapo!!!! Com o objetivo de ser uma organização guarani (os representantes já foram indicados) para promover e fortalecer a geração de renda a partir da atividade do artesanato.
Estiveram presentes representantes das comunidades de Tapixi [Nova Laranjeiras], Rio d'Areia [Inácio Martins], Limeira [Entre Rios], Palmeirinha do Iguaçu [Chopinzinho] e Kuaray Guatá Porã [Guaraqueçaba]. Nosso agradecimento à comunidade de Palmeirinha que organizou o evento e acolheu os visitantes, aos voluntários Magda e Gianmaria pela força na organização das refeições e a todos que participaram, tiveram a coragem de acreditar nesse empreendimento.
Sucesso ao Tembiapo!

por: Sandra König, equipe Outro Olhar



Nenhum comentário:

Postar um comentário