Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Avaliação do projeto SVE em Guarapuava, agosto 2014 a fevereiro 2015

Cada sítio é um filão. Basta andar por aí. Não ter pressa, estar sentado numa casa de chá a observar quem passa, pôr-se a um canto do mercado, ir cortar o cabelo, e depois seguir o fio da meada que pode começar numa palavra, num encontro, no amigo do amigo de uma pessoa com quem acabámos de nos encontrar, e o lugar mais insípido, mais insignificante do planeta, transforma-se num espelho do mundo, numa janela aberta para a vida, num teatro da humanidade diante do qual poderíamos deter-nos sem necessidade de ir a mais sítio nenhum. O filão está exactamente onde nós estamos. Basta cavar.” T. Terzani

Quando cheguei em Guarapuava achava que seis meses era um bom tempo para conhecer o Brasil e ter uma ideia completa do que é o trabalho efetivo de Outro Olhar. Agora sinto que fui muito ingênua: porque o país é enorme e visitei só uma parte microscópica e porque o trabalho da associação varia bastante, cada vez é diferente. Por um lado queria que este SVE durasse por mais tempo, para ter o tempo suficiente para ir ainda mais na profundidade das coisas e das pessoas. Mas sei que, mesmo ficando um tempo mais, sempre ia pensar que não seria bastante. A cultura brasileira é tão vasta e tão vária que já me sinto com sorte por ter conhecido um pouco da cultura guarani e por ter participado, por exemplo, às noites nas casas de rezas e às refeições todos juntos nas aldeias... Não tenho a certeza que vou conseguir contar tudo para os meus amigos e a minha família lá na Itália: têm coisas que são silenciosas e ficam simplesmente debaixo da pele. A magia daqueles lugares insinua-se dentro e é esplendidamente inenarrável. E para os amigos das aldeias: são lindos demais!
 Inútil dizer que vou sentir saudade de passar no meio do mato para ir no escritório onde cada dia é uma surpresa, vou sentir falta dos colegas com os quais compartilhamos momentos de stress e de risadas, e sim, vou sentir falta de vocês também, malditos borrachudos... mas só um pouquinho :). Adorei sentir-me parte de uma equipe, exprimir ideias, fazer propostas e realizar as diferentes atividades que tinha na minha cabecinha de vento. Obrigada por terem me ensinado a esperar tentando ficar sem ansiedade, a fazer o café brasileiro fechando a garrafa (mas sabem que não vou mudar a minha posição sobre qual é o mais gostoso!), a escutar melhor e a resistir na luta apesar dos obstáculos e das decepções que nos esperam no caminho.
Com certeza a gente teve bastante dificuldades de adaptação à nova realidade, ao clima bem inesperado, aos imprevistos e às exposições não de arte mas de bois e cavalos. A coisa mais linda foi superar tudo isso e pensar que vou voltar para casa com uma mochila do recheio diferente. Aqui deixei muitos objetos e vestidos da Itália e agora lá dentro têm bastante coisas brasileiras: chimarrão, fotos de amigas e amigos, brincos e colares guarani, vários livros. Foi uma troca mesmo, claramente não só material, mas sobretudo humana e social. Amei tudo.
Espero de ver vocês de novo e na espera conservarei dentro de mim lembranças verdes da natureza, vermelhas da terra e ao sabor de manga e água de coco. Molhei os pés no rio Jordão daí vou ter que voltar, só que ainda não sei quando. Por enquanto, enviem-me um pão de queijo de vez em quando e um grande “Meu Deus” para todos!
Abração e até logo...

Gloria Bayma - Voluntária SVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário