Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

II Encontro de Xamoĭ Kuery

O II Encontro de Xamoĭ Kuery  organizado pela Rede Solidária Popyguá e Outro Olhar pelo projeto Ambiente Inteiro: Terra Indígena da Cabeça aos pés, apoiado pela Fundação Interamericana, aconteceu de 02 a 06 de fevereiro de 2015 na aldeia de Rio D’Areia, Inácio Martins-PR com a presença de Xamoĭ e Xarĭ  Kuery,  Xonxarios e Xondarias  das 10 aldeias que compõem a Rede Solidária Popyguá.
A comunidade de Rio D’Areia teve a incumbência de construir uma nova Opy’i e a fez com maestria. Para a construção da nova Opy’i utilizaram varetas de madeira e revestiram com um lindo trançado de taquara batida, dando um acabamento tradicional.
A noite de 02/02/15 foi marcada pela inauguração da Opy’i que recebeu o nome espiritual de “Amba Jekupe Miri”- Altar do Precioso Deus.

A ocasião também foi marcada por uma homenagem a “Dona” Maria Ara Fernandes, moradora de muitos anos da aldeia e Xarĭ  fervorosa na defesa da cultura Guarani.
Em seguida iniciaram-se as boas vindas da comunidade e as apresentações de cada coordenador de grupo e seus participantes.

Os dias de encontro foram marcados pela palavra do Xamoĭ e Xarĭ Kuery que principalmente falaram da perca da cultura e da ausência dos jovens nas Opy’i. Reforçaram a importância de ter Xamoĭ e Xarĭ em cada aldeia e de seguirem os seus ensinamentos e viver cada vez mais na cultura Indígena.

O encontro foi um momento especial para os Guarani e para os “Juruá”, não indígenas, que participaram e puderam sentir a presença do Nhanderu mais próximo e o espirito de solidariedade entre as aldeias da Rede.  Prevalecendo, em todos os momentos o  sentimento de irmandade e de respeito à cultura Guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário