Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A Magia e a Arte da Cultura Guarani

Durante o II Encontro Geral do projeto Nossa Aldeia: Nosso Ambiente, patrocinado pela Petrobras, foi também realizada a III Mostra de Cultura e Arte Guarani, que mais uma vez, trouxe alegria, cultura, solidariedade e força para a nação Guarani.
A Mostra de Corais foi o momento das comunidades apresentarem suas canções e suas danças, marcado também pela solidariedade entre as comunidades, como na junção de participantes de diferentes aldeias, para dar apoio àquelas que estavam em menor número, demostrando o espírito de cooperação entre a nação guarani.

O artesanato guarani marcou presença na Mostra de Artesanato, em que as artesãs e artesãos dos grupos produtivos puderam expor seus trabalhos, trocar experiências e comercializar seus produtos.

Outro grande momento do encontro foram os jogos e brincadeiras guaranis nos quais homens e mulheres, jovens, adultos, crianças puderam confraternizar e mostrar as suas habilidades em diferentes categorias: lança, arco e flecha, peteca, corrida de tora, zarabatana e luta/dança corporal.
No encerramento a orientação pela palavra dos xamoĩ kuery e a despedida dos grupos gratificada com instrumentos para os grupos das opy’i, incentivo para a vivência da cultura no dia a dia das comunidades.
No vídeo e nas fotos a seguir um pequeno resumo do que foi esta grande magia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário