Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Grande Encontro da Rede Solidária Popyguá

O II Encontro Geral marcou o segundo ano do projeto Nossa Aldeia: Nosso Ambiente, patrocinado pela Petrobras, com a participação das dez aldeias da Rede Solidária Popyguá. Os participantes realizaram a avaliação das ações, resultados e aprendizados e na sequência uma rodada dialogada na qual cada comunidade apresentou suas atividades para as demais aldeias como forma de disseminar os resultados e trocar experiências.


O encontro também foi marcado pela realização da Mostra de Sementes tradicionais utilizadas nos cultivos para a alimentação e para confecção de artesanato Guarani. Entre as espécies apresentadas na mostra estavam: avaxi hu’i, avaxi paragua, avaxi para’i, avaxi ju’i, que são diferentes espécies de milho; jety ju’y, uma espécie de batata doce amarela; pipoca colorida; guapuruvu; aguai’i; olho de boi; olho de pomba; pipoca preta, guaíra e amendoim preto. Como fechamento da atividade o xamoĩ Marcolino, da aldeia de Tapixi, complementou falando sobre as plantas medicinais, sua sabedoria e importância para o guarani.

A Mostra de Sementes foi um momento importante para a valorização das espécies tradicionais dos saberes e costumes, da importância de manter as sementes preservadas para transmitir conhecimento para as futuras gerações. A expectativa para as próximas edições é de que mais sementes sejam apresentadas, mais trocas aconteçam e as comunidades sejam repovoadas com espécies tradicionais e sagradas.
Das sementes para “A Boa Comida Guarani”, mostra de vídeos e fotografias, organizadas a partir de oficinas temáticas realizadas nas aldeias sob a temática da boa alimentação tradicional, colaboraram para essa mostra as voluntárias do Serviço Voluntário Europeu, Beatrice e Cristina, juntamente com jovens e participantes dos grupos produtivos de cada aldeia. Os vídeos e as fotografias são importantes registros do hábito alimentar das famílias guarani, refletem a relação com a natureza. Os alimentos sendo colhidos e preparados de forma coletiva, tranquila, sem pressa, aflorando as relações de gênero e geração; crianças, adultos, idosos, homens e mulheres celebram a partilha dos alimentos de qualidade e sabor inigualáveis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário