Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Rede Solidária Popyguá e o Turismo

Já fazia tempo que se conversava sobre turismo, os jovens do curso Agentes Ambientais e Desenvolvimento já haviam rabiscado alguns roteiros, os grupos de artesanato nas aldeias sentindo a necessidade de receber mais visitantes para ver, e claro, também comprar o artesanato que dia a dia vem ficando mais bonito, sofisticado e ao mesmo tempo tradicional. Então, qual o caminho a seguir?
Motivado por essas análises e perguntas foi organizado o módulo extra do Formando em Rede sob a temática de "Turismo Social Tekoha Aberta". O nome aproveitando a ideia da voluntária Beatrice Poti que fez uma proposta para divulgar em seu país.
Reuniram-se no Itakora em Guarapuava, participantes das aldeias da Rede Solidária Popyguá, entre 29 de março e 01 de abril de 2016 para conversar, estudar, entender e propor sobre 'turismo social'. Logo no primeiro dia já se percebeu que a denominação 'turismo social' não sobreviveria até o final do encontro. O primeiro impacto: turismo? turista? turismo social? turismo indígena? turismo comunitário? Afinal, qual turismo nós queremos? Muitas dúvidas diante dessa pergunta.
Para diminuir as dúvidas e aumentar a confiança foram dois dias de análises, conversas, experiências e o reconhecimento do grande desafio: cada um precisa dar seu melhor para que possamos desenvolver um turismo responsável, para a comunidade, para as pessoas que na atividade trabalham e para o turista; porque o consenso foi: o turismo que queremos promove o desenvolvimento local, promove a cultura, promove o respeito cultural entre diferentes culturas, envolve as pessoas e respeita o ambiente; então nosso turismo será o "Turismo Sustentável".
O desafio lançado, foi hora de pensar em ações, passos concretos a serem tomados, então, o grupo trabalhou fortemente em propor, para cada comunidade participante um roteiro para "Um dia de Turismo na Comunidade", para os participantes conhecerem e desenvolverem a prática desse turismo sustentável; o primeiro passo de um longo processo.
Nos próximos meses acontecerá uma rodada de oficinas pelas comunidades para analisar os roteiros, acrescentar, diminuir, ajustar e aprovar o roteiro final e, antes de setembro começar a realizar os "Dias de Turismo".
Aguardem, em breve os roteiros!






Equipe Outro Olhar

Um comentário:

  1. Mais uma possibilidade de desenvolvimento para as comunidades, força e persistência no processo!

    ResponderExcluir