Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 11 de abril de 2017

Mês da Cultura Indígena

Estamos em mais um mês de abril, que passamos a considerar o mês da Cultura Indígena por entender que um dia é pouco para dedicar ao conhecimento e convivência com a cultura original desta nossa terra; que por muito tempo foi subjugada.
Já há alguns anos a Outro Olhar vem criando oportunidades de espaços para estabelecer um diálogo entre a cultura Guarani e a sociedade não indígena; de forma singela, organiza oficinas nas comunidades indígenas sob diferentes temáticas e produz, junto com os participantes indígenas, materiais que são registrados em fotografias e vídeos.
Neste período a temática foi voltada ao que as comunidades indígenas querem mostrar. E o material produzido foi bem variado: paisagens, alimentos, brincadeiras de criança, atividades produtivas, cultivos, cerimônias, cantos, danças e plantas medicinais.
Assim nasceu a IV Mostra de Cultura e Arte Guarani reúne em fotos, vídeos, artesanato e oficinas a percepção guarani do seu local de vida, onde vivem o verdadeiro Nhandereko Reguã (modo de vida guarani).
O material foi produzido por adolescentes, jovens adultos e idosos das aldeias que compõem a Rede Solidária Popyguá, com apoio da Outro Olhar e voluntários brasileiros e europeus; com o intuito de mostrar ao não indígena um pouco do que é a vida nas comunidades atualmente e um convite para «Conhecer Melhor a Aldeia».
Embarque nessa viagem e descubra uma linda, singela e rica cultura de um povo ameríndio ancestral. E a primeira estação é o Museu Visconde de Guarapuava onde a mostra fica até final de abril. Aproveite para visitar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário