Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Change Making Tour Brasil: Mergulho na Cultura Indígena Guarani

O Change Making Tour Brasil: Mergulho na Cultura Indígena Guarani, ou simplesmente CMT Brasil é a oportunidade para vivenciar a cultura indígena Guarani na realidade atual do Sul do Brasil; que, apesar da reordenação territorial e espacialidade mantém o principal que é o ‘Nhandereko’ “modo de vida”; sendo forte aliado na conservação do bioma da Mata Atlântica remanescente no país.
Conhecer o modo de vida Guarani, seu pensamento e cosmologia em tempos que a sociedade necessita de novos caminhos pode ser uma revelação fundamental para como vamos seguir nossos caminhos.

 A vivência desse tour iniciará no Oeste do Estado e seguirá até o Centro Sul, partindo, do aeroporto ao Leste, cruzará o Estado do Paraná margeando um dos principais rios, o Iguaçu. A margem desse rio, no passado, era dominada pelos indígenas da etnia Kaingang e Guarani, sendo o nome Iguaçu de origem Guarani, que significa “água grande” ou “muita água”. O rio se forma na borda ocidental da Serra do Mar, seguindo seu curso de 1320 km cruzando os três planaltos paranaenses até desaguar no Rio Paraná, onde estão as conhecidas Cataratas do Iguaçu, primeiro ponto a ser visitado.
Após sentir o poder das águas, segue-se, por terra, a exemplo dos antigos caminhos indígenas, ao encontro das comunidades Guarani para conhecer seu modo atual de vida, as influências sofridas a partir do ano de 1500, quando da chegada dos ‘conquistadores’; em contraponto com sua resistência e vivência do ancestral em tempos atuais.
Ao longo de todo o caminho, os contrastes, as histórias de luta, alguns enfrentamentos; paisagens que retratam também o entendimento de mundo, nossa relação com o planeta. E por mais contraditório que possa parecer encontros, o transformar e adaptar-se mútuos.
E é nesse caminho do compreender e conhecer as diferentes histórias, suas motivações e seu modo de ver o mundo que pretende-se construir as pontes; entre ‘mundos’ diferentes; que em comum tem o planeta chamado Terra, nossa casa comum.





Roteiro completo disponível no link abaixo:
https://changemakingtours.org/change-making-tour-brasil/


Nenhum comentário:

Postar um comentário