Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sábado, 7 de março de 2020

Voluntários e Interação Cultural na Semana da Mulher

Os voluntários do Projeto Change Making Tour, João Ricardo Miri Fernandes e Leandro Tupã Rocha, antes de sua temporada na Itália, participaram nos dias 05 e 06 de março da atividade de Interação Cultural na Escola Municipal Alcindo de França Pacheco, em Guarapuava da Exposição Kunhã regua Mbya para estudantes do 4º e 5º anos.
A exposição que apresenta elementos da cultura indígena Guarani a partir do ponto de vista de quatro mulheres Guarani, além de levar um pouco da cultura indígena para os estudantes, também reforçou a valorização da mulher na sociedade, seja ela indígena ou 'juruá' (que é, para os Guarani, todos os não indígenas).
Com a participação dos jovens voluntários Guarani, foi possível apresentar e realizar brincadeiras tradicionais com as crianças que visitaram a exposição.
A brincadeira de 'Arrancar Mandioca' reforça a noção de que é preciso cultivar o alimento, além de trabalhar a cooperação e a 'resistência' entre as crianças; a brincadeira 'Xondaro', uma dança de preparação de Xondaro e Xondaria (jovens homens e mulheres) das aldeias; além de proporcionar a prática de 'dança Guarani' faz brotar a energia e alegria comum à jovens de todas as culturas.
Foi muito lindo de ver, de participar!
Gratidão para a Escola pelo convite e para os Voluntários pela alegre participação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário