Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Oficinas projeto Oindio: Cultura e Oportunidade na Rede

As atividades do projeto Oindio: Cultura e Oportunidade na Rede estão a todo vapor, destacamos a realização das oficinas de vídeo que aconteceram no final de outubro nas aldeias de Lebre e Añetete. O empenho e a motivação dos jovens tem sido primordial na realização das filmagens.
Salientamos a importância e a participação dos envolvidos em todas as fases do projeto, desde o planejamento das atividades, na escolha das lendas/histórias, na construção dos roteiros, tudo baseado na cultura Guarani.

Evidenciamos ainda a participação e o envolvimento dos professores, diretores e comunidade em geral nas oficinas, e assim tem ocorrido em todas as aldeias envolvidas diretamente no projeto oindio, ou seja, as comunidades de Limeira, Lebre, Palmeirinha do Iguaçu e Tekoha Añetete, estão de parabéns pelo comprometimento e pela escolha de suas lendas/histórias.
Sem dúvida as ações que estão sendo desenvolvidas são vistas como um importante meio de resgate e preservação da cultura Guarani. O uso das tecnologias de informação e comunicação tornou-se um forte instrumento e  aliado no processo de transformação social entre as comunidades guaranis. Além de demonstrar  para o mundo a cultura, serve também como um incentivo aos anciões das aldeias, que as utilizam para registrar e assim repassar às futuras gerações toda a sabedoria contida na etnia Guarani do Sul do Brasil.
Por: Silmara Ap. Walendorff - Equipe Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário