Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CEPIAL- “2 Gringos representam a Outro Olhar”


O compromisso de representar a Outro Olhar na capital do Estado nos dias 15 a 20 de julho, no evento Internacional foi uma grande responsabilidade para nós, mas foi uma oportunidade de fazer um intercâmbio dentro do intercambio para “os gringos”.
No começo não ficamos felizes com a nossa participação no III C.E.P.I.A.L. (Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina). Certamente porque precisava falar em frente de muitas pessoas para apresentar o projeto OINDIO e ainda nosso português não é “perfeito”; e também porque achávamos que fosse mais importante utilizar este tempo para visitar as aldeias, fazer oficinas de teatro o outras atividades com as comunidades.  
Foi necessário participar do primeiro dia com a mostra de fotos no Prédio Histórico da UFPR e com a projeção dos curtas de 4 aldeias, que participaram do projeto, no Teatro Mini Guaira para compreendermos a potencialidade deste encontro. Relacionar-se com pessoas que gostam e trabalham com tema da cultura e integração cria uma rede de contatos, ideias e também conhecimento reciproco.
O clima festivo e de cooperação que encontramos com o primeiro contato durante o Carnaval dos Povos da América Latina no domingo, na inauguração do congresso, durou todos os dias da semana e não se fez sentir o frio destes dias curitibanos.
A mostra das fotos que montamos no prédio histórico foi um sucesso de público devido a grande curiosidade das pessoas pelos povos indígenas, e mesmo pelo lugar que estava, em frente da entrada do auditório onde muitas pessoas passavam e paravam para ver a mostra. Neste momento nós pudemos fazer a publicidade do horário da projeção dos curtas... dois horários no dia. Mas a troca mais grande e interessante foi ao final da projeção dos filmes, em que foram as perguntas de estudantes, professores e gente comum  sobre a realização do projeto. Em particular foram perguntas antropológicas e mesmo de técnica cinematográfica, mas todas às vezes a conversa foi um contato, um encontro de “outros olhares”.
Graças a “Arpin Sul” que nos acompanhou todos os dias pudemos apresenta e explicar da melhor maneira. Em particular Lucas Cabañas foi um ótimo colega e ainda mais, um amigo que nos acompanhou todos os dias e mais, nos fez assistir alguns dos melhores eventos do congresso e mesmo, conhecer alguns maravilhosos lugares da cidade. O Cepial foi capaz de realizar a difícil tarefa de trazer um pouco da cultura de cada país da América Latina por alguns dias em Curitiba.
O mérito especial foi da organização e do trabalho de todas as pessoas, como a Rosana, o João e a todas as pessoas que participaram e contribuíram de maneira ativa deste clima maravilhoso de mudança em direção à uma sociedade que traga a cultura, a identidade e a convivência dos povos ao centro da vida no território da América do Sul.
Tudo isto se fez compreender que a visibilidade que ganhou o trabalho da Outro Olhar é tão importante quanto o trabalho direto nas comunidades, porque se a gente não conhece uma cultura e uma tradição que vive no mesmo território não pode respeitá-la.
Aprendemos, vimos, ouvimos musica, historia, cores e tradições nestes dias cansativos e cheios de atividades; mas o tempo que estivemos junto com as pessoas que acreditam verdadeiramente que o mundo e uma sociedade melhor e diferente pode existir foi a nossa recompensa.
Stefano Scarpa e Mahio Campanella – Voluntário Joint

Nenhum comentário:

Postar um comentário