Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A minha aventura no coração do Brasil


Eu (Gianmaria) e Magda somos dois voluntários europeus que trabalhamos com a Outro Olhar a um mês e meio. Chegamos a Guarapava/PR no dia 07 Abril de 2013 e ficaremos aqui até Setembro. Desde que chegamos viajamos muito para as aldeias, já estivemos em Tekoha Ocoy, Tekoha Añetete, Kuaray, koẽ Jú Porã. Participamos do curso de Agentes Ambientais no Centro de Juan Diego e na semana passada, entre os dias 21 a 23 de maio, estivemos na Palmerinha do Iguaçu para participar e ajudar na organização de um curso de artesanato. Entre todas as atividades que temos que fazer aqui, principalmente editamos vídeos sobre as aldeias indígenas e gerimos o blog “Oindio – Cultura e Oportunidade na Rede”.         


Certamente o que mais gosto, e a coisa mais incrível, é viajar para as aldeias Guaranis porque cada vez fico surpreendido pelo que vejo. Nunca em minha vida havia pensado em ver uma aldeia indígena com meus olhos, em passear entre as casas dos guaranis, em assistir a uma dança indígena e a uma cerimônia tradicional ao vivo, mas isso está acontecendo e ainda não me parece verdadeiro. Sinto-me muito feliz porque sei que estou fazendo algo único e importante, que nunca poderei esquecer.      
    
 








Descobrir a cultura e as tradições dos guaranis é sempre muito fascinante e em cada viagem descubro novos aspectos de sua vida, que nunca poderia imaginar. Alguns aspectos culturais dos guaranis são evidentes, outros são mais escondidos e se precisa observar atenciosamente para que possam ser vistos e compreendidos. A descoberta de uma cultura tão única não é fácil, porque alguns aspectos são tão diferentes de minha cultura ocidental que algumas vez é difícil compreender, mas por isso é sempre interessante e fascinante. Espero que minha aventura aqui possa proporcionar tantas satisfações.          


Por Gianmaria Vavassori – Serviço Voluntario Europeu - Joint

                   


Um comentário:

  1. Muito legal, eu tambem estou gostando muito de trabalhar como voluntariado(serviço voluntario europeu) aqui na Italia, é muito bacana vivendo e compartilhando essa experiencia em uma cultura diferente.
    Nessa aventura que estou vivendo aqui na europa, ja vi muitas coisas diferente que eu nunca imaginava ver, a cada dia que passa vejo mais coisa novas e com certeza ficarao pra sempre em minha memoria.

    ResponderExcluir