Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Nhemongarai do Centro de Convivência Itakora

No dia 1º de dezembro de 2015 aconteceu a cerimonia do Nhemongarai do Centro de Convivência Itakora, localizado junto a sede da Outro Olhar, em Guarapuava-PR.
Após a apresentação dos objetivos e finalidades do projeto e dos parceiros, o grupo cultural da Aldeia de Koe Ju Porã- TI Marrecas realizou apresentação de canto e dança tradicional, com muita emoção.
Logo em seguida a cerimônia de inauguração foi marcada pela realização do Nhemongarai - Batismo da Cultura Indígena, na qual Guarani e Juruá (os não indígena), foram abençoados pelo Xamoi José Alves da aldeia de Pinhal, num momento de muita emoção e de troca de energia positivas. 

No encontro participaram representantes das dez aldeias que compõem a Rede Solidária Popyguá, parceiros e colaboradores locais, bem como as representantes da Associação Shishu, Maria Natalizia D'Amico e Marina Galvagni, Presidente e Tesoureira, respectivamente, apoiadoras da Outro Olhar de muitos anos e que para este projeto buscaram patrocínio junto a CEI - Conferência Episcopal Italiana.


Agradecemos a todos que estiveram presente e aqueles que contribuíram para que o Centro de Convivência Itakora fosse realizado.

O Centro de Convivência Itakora
Idealizado para ser um espaço de formação, educação e interação cultural, destinado principalmente ao trabalho com a minoria linguística Guarani dos estados do Paraná e Santa Catarina, assim como, para promover interação entre culturas, indígena e não indígena. 
O Centro de Convivência Itakora, é destinado ao trabalho com a minoria linguística Guarani que fazem parte da Rede Solidária Popyguá, assim como para ser um voltado a educação ambiental e práticas sustentáveis.
Ser um espaço de referência em formação e educação, principalmente para melhorar a qualidade de vida das comunidades Guaranis; para reforçar, então, uma minoria étnica que mantém em ela mesma uma grande capacidade e vontade de reação, adormecida por tantos anos de exclusão.

Venha nos visitar e conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena, presente no artesanato e nos óleos essenciais, produzidos a partir das plantas medicinais, produzidas nas aldeias.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário