Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 19 de julho de 2016

Agrofloresta: folhas, flores, frutas, madeira e raízes

A reflexão do título acima remete a uma fala durante o encontro "Territórios e Agroflorestas em Rede" quando se falava de agrofloresta, ou 'tipos' de agroflorestas possíveis. O encontro foi realizado entre os dias 13 e 16 de julho de 2016, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e na Acaso - Associação de Cabos e Soldados de Osório, ambos em Osório-RS.

A Outro Olhar participou da mesa redonda: Territórios na Região Sul do Brasil apresentando a experiência da Rede Solidária Popyguá enquanto gestão social de território Guarani e as agroflorestas nas aldeias enquanto gestão ambiental de território indígena e Nilson Tataendy Karai Florentino e Ramon Paraxavy Vogado participaram do III Nhemboaty Mbya Kuery: teko ojevy angua regua, yy e'ëregua realizado simultaneamente na aldeia Sol Nascente também no município de Osório-RS; compartilharam suas experiências com as agroflorestas e com a organização da Rede Solidária Popyguá.

Ambos os encontros foram muito importantes para compartilhar experiências e crescer em ideias. Entre elas o reforço sobre a percepção da riqueza das agroflorestas guaranis, diversas em espécies nativas com grande potencial para frutas e derivados, caracterizando um 'jeito guarani de fazer agrofloresta'. Outro ponto que merece destaque foi a troca de experiências entre os parentes guarani, que somaram com os parentes do Paraná.
Nossos agradecimentos aos organizadores do evento!
por Sandra König




Nenhum comentário:

Postar um comentário