Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sábado, 9 de julho de 2016

Saneamento Ecológico - Sistema de Tratamento de Àguas Cinzas




Local a ser transformado 
Pensando em minimizar os impactos ao meio ambiente e proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores da aldeia a Outro Olhar, juntamente com participantes do grupo Solidário da Aldeia de Pinhalzinho -TI Xapecó, localizada no município de Ipuaçu - SC, realizaram oficina teórico/prática para a construção de um sistema de tratamento de águas cinzas.
A atividade, que faz parte do projeto Ambiente Inteiro, apoiado pela IAF - Fundação Interamericana, aconteceu na tarde do dia 06 e manhã de 08 de julho, na casa da integrante do grupo, Maria Eva Martins, que reuniu a família para desenvolver a prática, mesmo com muito frio todos participaram e puderam entender melhor como funciona o sistema.

O saneamento ecológico é um meio natural de tratar as “águas servidas ou águas cinzas” e possibilitar o retorno ao meio ambiente ou para reuso em atividades como adubação e irrigação.


Águas cinzas são aquelas originadas em tanques, pias e chuveiros, apresentando contaminantes químicos, sólidos em suspensão, óleos e graxas.

Os benefícios da reciclagem de Águas Cinzas inclui: Diminui o uso de água tratada; Menos transtornos no caso de falha da fossa séptica; Pode ser construída em áreas inadequadas para o tratamento convencional; Recupera o lençol freático; Ajuda no crescimento de plantas; Faz uso de nutrientes de outra forma inutilizados; Sua construção é relativamente simples e com baixo custo, sendo facilmente replicada.
Finalizando com o plantio de bananeira


Agora fica o desafio para as demais famílias realizarem em suas propriedades este sistema e amenizarem os impactos causados pelo escoamento indevido de águas em seus quintais.
Um resumo pode ser visualizado em: https://www.youtube.com/watch?v=ZM85cMUdDmk

Em breve outras plantas serão cultivados e este local  se transformará em um belo jardim

Por: Silmara Apª Walendorff



Nenhum comentário:

Postar um comentário