Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

I Colóquio: “Olhares dos Voluntários Sobre as Diferentes Culturas”


Por muito tempo os povos indígenas foram marginalizados e vistos como quem não poderia fazer parte da sociedade dita ‘civilizada’.
Tratados com uma visão estereotipada de que não poderiam participar dos processos decisórios.  Mesmo no que dizia respeito aos seus direitos e reivindicações, pré conceitos foram sendo formados e ainda permanecem em nossa sociedade.
Com o objetivo de possibilitar  reflexão e mudança acerca destes paradigmas, foi realizado em 16 de setembro de 2016, o I Colóquio: “Olhares dos Voluntários Sobre as Diferentes Culturas” pela Associação Outro Olhar, Voluntários do Serviço de Voluntariado Europeu e Dirc - Departamento de Cultura da Unicentro.
O colóquio foi uma das atividades do projeto World Wise Web, de proposição da Associação Joint que tem como apoiador a União Europeia pelo Programa Erasmus +, e possibilitou a apresentação das experiências desenvolvidas junto as comunidades indígenas da etnia guarani por Jéssica Veerapen e Matteo Giacobazzi, fazendo uma forte reflexão sobre o que pensamos sobre as comunidades indígenas.
A quebra de estereótipos foi à palavra chave de ambos, que ao relatarem as suas expectativas mostraram também a sensibilidade e gratidão por terem conhecido uma cultura tão particular como a cultura Guarani.
Numa animada conversa colocaram seus pontos de vista, e foram enfáticos em dizer que: “os brasileiros, os guarapuavanos precisam estar abertos e quererem conhecer as diferentes etnias e culturas existentes na região”.  
E mais: “Não só conhecer, mas fazer parte dos espaços ofertados para diálogos e troca de saberes”.

O Colóquio foi um importante espaço para dialogarmos com os diferentes aspectos da cultura. E da mesma forma  nos fez crescer enquanto seres humanos,  nos dando uma visão de mundo mais ampla. Possibilitando um melhor entendimento de  que cada vez mais a herança cultural que temos é legado dos povos indígenas e que cada vez precisamos nos reaproximar da cultura e não querer muda-los.
Ainda tivemos a presença das voluntárias Duda Dalzoto e Rafaela Hyczy que nos contaram como foi passar uma temporada fora do Brasil desenvolvendo atividades voluntárias e como isso contribuiu no amadurecimento e percepção de mundo de ambas.

Olhar para as diferentes culturas, é olhar para a questão indígena na atualidade com uma visão geral, de quem é capaz e faz parte sim da sociedade com grande potencial e empoderamento. Seja de direitos, seja por ter orgulho de fazermos parte de uma cultura vasta, rica, colorida, de saberes e sabores que revelam a verdadeira identidade do povo brasileiro.

Por Silmara Apª Walendorff


Nenhum comentário:

Postar um comentário