Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Construção Coletiva da Agroindústria do Grupo Tembi'u Porã

Em 2013, a partir da preocupação das comunidades Guarani pertencentes á Rede Solidária Popyguá, estas aceitaram o desafio de reflorestar e também formar agroflorestas para produção de frutas para consumo e possível comercialização, plantas que fornecem matéria prima para artesanato como sementes, fibras, madeiras, etc e o cultivo de plantas com função medicinal, para uso da comunidade e uma parte, para produção de óleo essencial, para poder beneficiar todas as pessoas.
Passaram-se alguns anos, as plantas cresceram, começaram a produzir e, não se conseguiu consumir tudo, houve excedente; que tampouco conseguiu ser comercializado em sua totalidade. Analisando as dificuldades enfrentadas: na safra as frutas da época não tem um valor atrativo; as aldeias são um tanto distantes dos centros consumidores, tendo a dificuldade do transporte; ciclo curto da maturação das frutas.
Diante desses obstáculos, em conversas surge a ideia do beneficiamento dessas frutas, para aumentar o tempo de consumo, poder ter em períodos além do período da colheita... Então o desafio: como? As comunidades não possuem estruturas, não possuem a 'prática' do beneficiamento das frutas... Porém possui pessoas, principalmente jovens, interessados e sedentos por oportunidades de ter trabalho, não precisar procurar a sobrevivência fora das aldeias; ter alimento saudável para suas famílias e comunidades. Nasce então, a ideia de uma agroindústria na comunidade indígena!
Visto como um grande desafio. Muitos empreendimentos semelhantes realizados em comunidades de agricultores não deram muito certo; tiveram inúmeros problemas e não conseguiram operar. Situação contraditória ao mercado crescente de alimentos artesanais, de qualidade e orgânicos/agroecológicos.
Era preciso pensar melhor! Foram realizadas visitas a outros empreendimentos exitosos, conhecidas comunidades que se transformaram quando decidiram investir em si mesmas, criar suas identidades, mesclar cultura, saber e alimento. A decisão: por que não uma oportunidade para a comunidade indígena?
Procuramos parceiros para a empreitada, encontramos! A proposta inicial era maior, mais completa, proporcionava apoio por três anos. Em tempos de crise, a proposta teve que ser reduzida para conseguir ser realizada no orçamento disponível. Mais um momento para refletir e decidir: Valeria a pena? E a resposta do grupo foi: Sim, vale a pena! Começamos e iremos seguindo. Precisamos começar.
A partir desse contexto, a Província Autônoma de Trento, na Itália, através do Consórcio Brasil-Trentino nos deu o voto de confiança e resolveu apoiar a ideia. Batizamos o projeto de TeA - Tekoa Empreendedora: Agroindústria; por entendermos que é uma sequencia do projeto Tekoa Sustentável, que implantou as agroflorestas.
O TeA se tornou parte de um projeto maior de colaboração entre Brasil e Trentino, denominado de "Brasil e Trentino: Nova Oportunidade de Co-Desenvolvimento 2019-2021; sendo realizado simultaneamente na região sul com o projeto TeA que é a instalação de uma agroindústria na aldeia de Tapixi, no município de Nova Laranjeiras; um projeto no estado de São Paulo e outro no Ceará; além da colaboração com empreendimentos do Vale de Gresta, na Itália.
Sendo grande o desafio, as ações exigem clareza nas decisões; para desenvolvermos o projeto/planta da agroindústria está formado um grupo de trabalho entre a Outro Olhar, Grupo Tembi'u Porã, Secretaria de Agricultura de Nova Laranjeiras (SA), Emater também de Nova Laranjeiras e UFFS através do NECOOP.
O segundo encontro do grupo aconteceu na sexta feira, 13 de março, nas dependências da Prefeitura Municipal, quando foram apresentadas as ideias para a agroindústria, parte estrutural; depois de visitas e estudos dos técnicos da SA e Emater.
O trabalho continua, por ora nosso agradecimento a todos que estão conosco nesse desafio! Seguimos!

Por Outro Olhar e Grupo Tembi'u Porã




Nenhum comentário:

Postar um comentário