Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Grupo Tembi'u Porã: Visita ao sítio Manduri - Interação

Na quinta feira dia 12 de março nosso grupo Tembi'u Porã visitou o sítio Manduri do agricultor Leandro Rodrigues de Lima, localizado no município de São Jorge d'Oeste.
A ideia de visitar o sítio partiu da Outro Olhar, que conheceu o agricultor durante um intercâmbio em 2017. O grupo gostou da ideia e se organizou para visitar.Apesar de não ser tão longe, algumas 'perdidas' no caminho, o que não impediu a visita, só atrasou um pouco; porém não comprometeu a visita, porque Leandro não tinha pressa, e nós aproveitamos, passamos horas conversando e conhecendo a história, as plantas, o manejo o 'jeito de viver'.
As várias espécies de bambu chamaram a atenção já na chegada, pelas diferentes formas e tamanhos. Conhecemos um pouco qual a melhor indicação de cada um, como usar, como plantar, como manejar... A vontade do grupo é utilizar/fazer o plantio de bambus para reforçar a barreira sanitária que separa a agrofloresta das lavouras.
Ver e conhecer a criação das abelhas sem ferrão foi muito importante; além de ser muito saboroso, pois pudemos experimentar o mel de diferentes espécies e perceber as diferenças dos sabores e textura. Além de prestar atenção na forma de manejo que ele faz na criação.
Pudemos ver que a agrofloresta é bastante variada, tem mandioca, milho, bananas, carambolas, abacates e outras espécies bem diferentes.
O almoço também foi bastante diferente da maneira que somos habituados. Foi um almoço vegano, com rizoto de jaca, legumes e raízes assados, suco de laranja e abacaxi; praticamente tudo produzido no sítio. Estava saboroso! Como Leandro não usa o sal como tempero, e nosso paladar está acostumado ao sal, sentimos a diferença. E ao comentar com os anciãos, estes falaram que lá, bem antigamente não se tinha esse sal comprado, então o sabor não era igual ao que se come hoje. Isso fez pensar, que algumas formas de preparar os alimentos de antigamente são feitos hoje por outras pessoas... Ciclos...
Também o manejo da agrofloresta se assemelha com a agricultura Guarani Tradicional, que não fazia monocultura, não usava agroquímicos, não arava a terra... Trocando para aprender mais e poder melhorar!


Nosso obrigado ao agricultor Leandro por nos receber!
Grupo Tembi'u Porã

Nenhum comentário:

Postar um comentário