Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Tempo Novo: Ara Pyau


Primavera, ano novo, sim em setembro, quando as plantas brotam depois dos meses de inverno, o sol já esquenta a terra, é tempo de preparar o roçado e lançar as sementes no solo. A vida se renova, começa o ano novo Guarani, a transformação do Ara Yma [tempo velho] em Ara Pyau [tempo novo].

Francisca Jaxuka Benites junto com outras mulheres passaram o ano de 2020 e 2021 até agosto, durante a pandemia da Covid-19 cuidando da área de cultivo comum do grupo: a agrofloresta.

A lida com as plantas, o cuidado com a terra despertaram para o chamado do cuidado maior, do cuidado tradicional. Depois de muitos anos sem realizar a Nhanhoty va’e Nhemongarai [cerimônia da bênção das sementes e plantas], no dia 20 de setembro de 2021 foi realizada novamente por decisão dessas mulheres de raízes, de cultura e de vida.


O Xamoi Honório Benites [líder espiritual] conduziu a cerimônia, as sementes e mudas são trazidas ao espaço sagrado pelas mãos dos que irão cultivá-las, permanecem ali e recebem as bênçãos a partir das orações do Xamoi, da Xaryi e de todos os participantes [xaryi são as mulheres líderes espirituais, anciãs]. Durante a noite os mbora’i [cantos sagrados Guarani] embalam as mentes e as almas, seguidos das palavras do Xamoi e das atividades da Opy'i: cantos, curas, reflexões [opy’i: casa cerimonial Guarani]. 

Quando o sol aparece no horizonte na manhã seguinte, as sementes e plantas juntamente com os plantadores e plantadoras estão abençoados e seguem seu destino de gerar vida, frutos e alimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário