Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exposição de Fotografias e Vídeos da Cultura Guarani

Após a I Mostra de Cultura e Arte Guarani realizada em março de 2012, as comunidades participantes autorizaram a equipe da Outro Olhar a realizar exposições com as fotografias tiradas pelos jovens e adolescentes durante as atividades do projeto Oindio: Cultura e Oportunidade na Rede, apoiado pelo Oi Futuro, assim como, exibir os curtas também produzidos pelos grupos culturais durante as atividades do projeto. Com o intuito de tornar a cultura guarani conhecida junto à comunidade branca, apresentando as aldeias e um pouco do seu dia a dia a partir da imagem clicada pelos próprios jovens e adolescentes indígenas. Assim como, levar um pouco da cultura, das lendas e do modo de ser (antigo e atual) a partir dos curtas, que, tanto retratam lendas antigas como se abrem para conhecer as cerimônias praticadas atualmente nas opy's (casas de reza).
A primeira exposição de fotos e exibição dos curtas aconteceu simultaneamente no Colégio Estadual Carneiro Martins e Colégio Estadual Manoel Ribas entre os dias 02 e 04 de abril. Observamos, durante essa semana, que muitos estudantes, jovens sobretudo, tem pouquíssimo conhecimento sobre a questão indígena e esse conhecimento é ainda menor quando se trata das aldeias do nosso próprio Estado. Nesse sentido, avaliamos como extremamente importante essa aproximação cultural entre os jovens indígenas - que abrem seu modo de ser para que os jovens brancos possam conhecer um pouco do seu espaço e cultura - e os jovens brancos que puderam ter acesso às belas produções dos primeiros; e refletir sobre a questão cultural geral e sobre a questão cultural indígena. Talvez um primeiro passo para uma maior interação cultural; principalmente entre a cultura branca e a cultura indígena guarani, esta última, que vem resistindo desde a 'colonização' deste canto do país.
Reiteramos nosso agradecimento à direção, coordenação e professores dos dois colégios pela iniciativa, pela organização e pela participação, juntamente com os alunos.
Por: Sandra König - associada Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário