Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um Mês de Intercâmbio Projeto “Sementes para o Crescimento”

Olá/Ciao amigos, associados e parceiros do Brasil e do Mundo, já se passaram praticamente um mês que nós desembarcamos na Itália, mais precisamente em Panta Rei (Centro di esperienze per l'educazione allo sviluppo sostenibile); Província de Perugia, na cidade de Passignano sul Trasimeno, região (Umbria) central desse país.

É com muita alegria e satisfação que relatamos como tem sido nosso dia a dia, os trabalhos desenvolvidos e realizados aqui na Itália e do Centro Panta Rei.
Quando chegamos, fomos recepcionados no centro por (Papà) Dino, um dos diretores de Panta Rei, que logo de cara, mostrou todo o afeto e alegria do povo italiano. Na casa dos voluntários, conhecemos os demais, Alex (romeno), outro voluntário (SVE) do projeto e também Andrea, Silvia, Sara’s (são três) e Beppe, voluntários.
Nesses primeiros dias, assim como o programado para esse mês de abril também, os trabalhos são mais voltados a serviços gerais, lingüística, ambientalização e aclimatização dos estrangeiros.

Trabalhamos com uma técnica de construção chamada Massane, que utiliza terra, água e pula (cereal parecido com trigo), onde utilizamos esse material em acabamentos como reboco, na finalização de uma das casas aqui, e na construção de um pollaio (puleiro), para galinhas, patos e coelhos, onde as paredes têm cerca de 20 cm de espessura e só assentamos 40 cm de altura por dia, para dar tempo de secagem. Fizemos o manejo do pomar, com podas nas arvores de maça, cerejeiras, peras, etc. Reformulação da horta com técnica em espiral, para dar um maior aproveitamento do espaço do terreno e também sem revirar a terra, somente colocando camadas de material orgânico em geral, depois letone (adubo) e por fim, terra; nesta ordem. Separação de material para reciclagem.


Nos dias 24 e 25 de março, o Otoniel, que saiu da aldeia guarani de Limeira - Entre Rios - Santa Catarina, ganhou o mundo e fez duas apresentações com o seu violão, onde tocou e cantou, músicas sertanejas brasileiras e ainda tendo uma das apresentações na cidade de Perugia, que é a capital da região da Umbria em um PUB, chamado Trotta Mundo.
No dia 26, tivemos folga para poder passear e fazer um tour na belíssima Perugia, cidade que possui construções de mais de 2800 anos, dos povos etruscos, que antecede a civilização Romana.
Por hora é isso; A Presto ragazzi e ragazze, Ciaoo!!!
Vocês podem conhecer um pouco melhor de como funciona o Centro de Educação Ambiental - Panta Rei pelo site - http://www.pantarei-cea.it/ (em Italiano).

Por: Jaury Rodrigues de Oliveira Junior e Otoniel Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário