Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Impressões sobre a I Mostra de Cultura e Arte Guarani

A I Mostra de Cultura e Arte Guarani se realizou do dia 20 até o dia 23 de março 2012 em Guarapuava, no Centro de Formação Juan Diego. As aldeias convidadas foram Tekoha Añetete, Lebre, Kuaray Guatá Porã, Palmeirinha do Iguaçu, Ko’e Ju Porã, Rio da Areia e Tekoha Ocoy, todas aldeias guaranis do estado do Paraná, e Limeira, do Estado de Santa Catarina. Além dessas, foi convidada também a aldeia kaingang de Pinalzinho, do estado de Santa Catarina, como participante especial no dia de abertura.
Durante a Mostra, foram organizadas oficinas de vídeo, fotografia, teatro e dança tradicional sempre pelas manhãs; pelas tardes, os meninos das aldeias apresentaram seus trabalhos de dança tradicional. Durante a noite os grupos de teatro dos jovens das aldeias apresentaram seus espetáculos (dias 20, 21 e 22 de março).
No dia do inicio, depois da performance de abertura feita por Anaïs e eu, foi apresentado o  espetáculo de teatro  “Sombras e Sonhos” pelo grupo kaingang Re-encenando da aldeia de Pinalzinho. Nos dias 21 e 22 foram apresentadas as peças de teatro “Ava Poapẽ”, pelo grupo Tupã Miri de Añetete, “Modo de vida guarani em Limeira” pelo grupo Mbyá Encenando.
Também foram apresentados os trabalhos audiovisuais “Menino pernilongo” pelo grupo Mbyá Encenando da aldeia Limeira, “A pescaria”, pelo grupo Tupã Mirĩ de Añetete, “Batismo com erva mate”, pelo grupo Nhe'e Porã de Palmeirinha e “A lenda do lobisomem”, pelo grupo Tape Porã de Lebre.
Cada grupo de cada aldeia guarani apresentou também espetáculos de dança e cantos guarani, assim como os homens de todas aldeias apresentaram um particular tipo de dança guerreira, somente masculina, na noite do 21 de março.
Ao lado dessas atividades podiam ser visitadas a exposição de fotos organizada por Anaïs e mim e a mostra e venda do artesanato guarani, com brincos, colares, pulseiras e bichinhos em madeira.
Na exposição de fotos tiveram fotos tiradas pelos meninos de cinco aldeias, Añetete, Lebre, Limeira, Palmeirinha e Kuaray, e também fotos tiradas por nós quando fomos visitar as aldeias no mês de fevereiro, como olhares estrangeiros.
A exposição teve um bom sucesso e esta semana foi exposta no colégio Francisco Carneiro Martins de Guarapuava, suscitando o interesse dos alunos pelo trabalho da Outro Olhar. Nas próximas semanas será exposta na Faculdade Guarapuava e no começo de maio na Unicentro, assim como nas aldeias de: Tekoha Añetete, Kuaray Guatá Porã, Ko'e Ju Porã e na cidade de Pitanga, ficando para o mês de maio as demais aldeias.
A Mostra em geral foi bem satisfatória. Teve a participação de bastante pessoas, entre as quais, quarenta alunos da Faculdades Guarapuava na noite de 22 de março, mas sobretudo, uma grande adesão das aldeias convidadas, que responderam com entusiasmo ao convite. Sendo a primeira edição, achamos que se pode considerar um bom inicio para as edições futuras.
O Centro de Formação Juan Diego já fica vazio depois dez dias e já sentimos falta dos cantos guaranis acordando pela manhã. Até o próximo ano!!

Por: Camilla Brison – jovem participante do programa de intercâmbio SVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário