Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MEMÓRIAS DE UM TEMPO BOM

Agora que estou no final desta experiência penso nestes meses e é difícil escrever o que tenho na cabeça. As emoções são muitas: satisfação, felicidade, saudade, vontade de voltar para casa, depois de tão tempo e afeição a esta terra magnífica que muitas vezes me surpreendeu.
Já sei que na primeira noite em Bergamo, na minha casa, na minha cama, repensarei esta experiência e me emocionarei e serei submergido por imagens de lugares e pessoas. O que posso dizer é que nunca esquecerei tudo o que vivi aqui. Nestes meses descobri o significado da palavra “abertura”: abertura do espírito em frente a um mundo e uma cultura completamente estranha até a pouco tempo.
O Encontro com o mundo Guarani é a experiência mais única e significativa que a vida me possibilitou. A diversidade que encontrei, permitiu-me começar a olhar o mundo através dum outro ponto de vista, e desde outra prospectiva se aprende e se compreende sempre algo novo e diferente, que senão ficaria desconhecido ou incompreensível.
Em cada momento importante da própria vida damos e recebemos algo. O que deixo aqui, nesta terra mágica, é uma parte do meu coração. O que recebo é muito mais: é um espirito novo, mais forte, mais conhecedor, mais respeitoso, mais aberto, mais profundo, mais Guarani.
Agradeço Sandra, Silmara, Toni e Luiz por  ter me ajudado e acompanhado; e agradeço vocês, povo Guarani, por terem aberto as portas das suas casas e por  terem permitido descobrir o seu mundo e a sua cultura, que desde hoje faz parte também de mim!

Por Gianmaria Vavassori
Setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário