Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Curso Agentes Ambientais e Desenvolvimento


O curso Agente Ambientais e Desenvolvimento, organizado a partir do projeto Tekoha Sustentável teve uma etapa extra que aconteceu entre os dias 25 e 28 de novembro na qual os participantes puderam tirar as suas dúvidas em relação ao plano de negócio que havia sido trabalhada no encontro anterior. A orientação foi realizada por Antonio Carlos Guedes que relembrou conceitos de empreendedorismo e motivou os participantes a desenvolverem as suas ideias.
As propostas de empreendimento elaboradas seguem diferentes linhas, mas sempre observando a demanda local e viabilidade de implementação. Entre elas: o Turismo Social; Criação de Galinhas para Comercialização de Carne e Ovos; Comercialização de Frutas e Verduras e Artesanato voltado para a produção de Bio joias.
Ainda visando à questão ambiental e a sustentabilidade das comunidades realizou-se visitas a campo para acompanhar alguns modelos de produção e cultivo.
Inicialmente a visita aconteceu na secretaria municipal de meio ambiente de Guarapuava - PR na qual foi possível acompanhar a produção de mudas nativas e de flores, pensando que pode ser uma possibilidade/alternativa para geração de renda nas aldeias.

Em seguida visitamos o Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro, no qual pudemos conhecer a horta orgânica, onde são produzidos alimentos para os alunos do colégio. Todo o processo de cultivo é desenvolvido de forma orgânica, com uso de bio fertilizantes e compostagem com o reaproveitamento de palhas, cascas e outros resíduos.
Na sequência conhecemos a criação de galinhas poedeiras em dois modelos: o primeiro no sistema convencional, onde as aves ficam em gaiolas e sem poder sair do local, completamente fechadas. No segundo conhecemos a criação extensiva no qual as galinhas ficam soltas em um galinheiro e podem sair pastejar em um cercado com árvores e capim. Este segundo é a forma que entendemos ser a melhor, pois as aves podem estar mais livres e viver de forma mais parecida com seu habitat natural. Explicou que este sistema está sendo implantado no colégio, que busca cada vez mais desenvolver seus cultivos e criações de forma orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário