Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Feira "Inspira-Luz" em Curitiba, 13-14 Dezembro 2014.



Nos dias 13 e 14 de dezembro o Edenilson e eu fomos para Curitiba para participar da feira “Inspira-Luz”, no Centro de Criatividade do parque São Lourenço. Fomos de ônibus e transportamos um monte de artesanato guarani: brincos, cestarias, colares, arcos e flechas, bichinhos, chocalhos... Estávamos cheios de caixas e de medo: não sabíamos para onde começar para transferir tudo no Hotel e depois na feira. Tiveram alguns momentos de tensão pela responsabilidade, felizmente a gente deu muita risada e, no final, deu tudo certo!
No primeiro dia, sábado 13, chegamos no Centro de Criatividade e encontramos os organizadores da feira que nos ajudaram fornecendo o espaço, uma mesa para expor os artigos artesanais e duas cadeiras onde sentar. A superfície era muito apertada, mas foi o suficiente para colocar os objetos em maneira legal! As vendas foram bastante boas, mas o melhor de tudo era o ambiente. De fato, era cheios de vendedores que criavam, com as próprias mãos, diferentes coisas: lindas saias de patchwork, várias joias, óleos essenciais, vestidos, gostosos sanduiches naturais... Todas as pessoas foram muito amigáveis e gentis conosco, além de ser curiosos de verdade sobre as atividades da Outro Olhar e sobre a cultura guarani. Muitos já visitaram uma aldeia ou tiveram contato com alguns rituais, como por exemplo, a reza com o cachimbo.
Edenilson teve a possibilidade de explicar melhor alguns aspectos da cultura conversando com pessoas diferentes, que eram cheios de perguntas e realmente interessadas em escutar. Nós adoramos ouvir a música que teve quase toda a hora e, de vez em quando, passear para visitar os outros artesãos para bater um papo, comer um doce ou receber uma massagem para alinhar os chacras com os cristais.
Em particular, o espaço era cheio de pessoas que trocaram conosco experiências diferentes, e em algum casos, incríveis... Por exemplo, conhecemos uma moça, Myria, que ficou no nosso coração porque fugiu da guerra na Síria com a sua família. Na feira ela vendia alguns vestidos e algumas joias, mas o seu talento maior é o talento musical. De fato, além de poder escutar a sua comovente experiência de vida, tivemos a sorte de poder ouvir um concerto de música siriana que ela, seu irmão e sua cunhada fizeram tocando instrumentos típicos. Emocionante. Obrigada por ter compartilhado estes momentos tão intensos.
Queremos agradecer a Renata que nos deu o contato para participar à feira e que alegrou o cansaço da feira com os seus saborosíssimos bolinhos de amendoim. Obrigada também à Malka, a amiga que costura saias maravilhosas e com quem, no sábado, fomos passear pelo centro de Curitiba! Nunca vamos esquecer os prédios bonitos e o inesperado e divertido banho de chuva que nos surpreendeu...
Lembraremos de todos vocês com muito carinho!
            

Gloria Bayma e Edenilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário