Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

FORMANDO EM REDE

O curso Formando em Rede teve seu último módulo realizado entre os dias 25 e 28 de Novembro de 2014, no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava.
Através do Teatro do Oprimido, Sandra e Glória interpretaram uma peça teatral com a temática do alcoolismo. De forma bastante enfática chamando a atenção para os problemas que são ocasionados pelo álcool. Ao final um debate sobre as consequências de suas atitudes se elas podem ter sempre um final trágico ou se podem ter um final feliz. Timidamente após uma reflexão os jovens manifestaram suas opiniões.
O módulo teve como temática principal Terra: Nossa Casa Comum. A temática do desenvolvimento local foi trabalhada exaustivamente com textos, releituras, leituras e reflexões até resultar na definição de desenvolvimento para os jovens do Formando em Rede, sendo: Entendemos que a sustentabilidade é todos trabalhado juntos para melhorar a qualidade de vida. Buscar soluções para produzir alimentos saudáveis. Compartilhar a experiência de trabalho em sociedade, sem causar danos ao meio ambiente. Respeitar o meio ambiente realizando uma produção saudável, também viver em harmonia com a natureza, porque sem ela não teremos como manter nossa cultura e tradição, viver junto a ela, cuidar dela. Sem a natureza não conseguiríamos nem respirar.

Com o intuito de melhorar e manter o uso da Terra pelos jovens indígenas também estão sendo trabalhadas as questões relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade das florestas desta forma a aumentar as possibilidades da permanência dos jovens em suas aldeias, com renda e dignidade.
Para auxiliar nas reflexões foi abordada a temática da agroecologia passando pelos agrotóxicos, chamando atenção para o que comemos todos os dias. Com pesquisas e estudos destacou os principais produtos contaminados que ingerimos alguns deles: alface, tomate, pimentão, abacaxi. Na sequência destacou alguns inseticidas naturais que podem ser utilizados como repelentes de pragas nos cultivos como o crisântemo e o purungo, este último presente na maioria das aldeias.
O encerramento do Formando em Rede foi um Lual com degustação de comidas típicas Guarani e Italiana. Entre os pratos guarani o Mbjape foi o principal e a Brusqueta a italiana. Para animar o Lual recebemos a visita dos músicos do projeto Ex-Guia, seguido pelos jovens que tocaram e cataram músicas guaranis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário