Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Grupos Produtivos de Medicinais e Artesanato



Os grupos produtivos de medicinais e de artesanato estão com as atividades em pleno vapor. Na aldeia Rio d’Areia estão sendo cultivadas as primeiras mudas de capim limão e alecrim e as sementes de camomila plantadas em caráter experimental estão em produção, essa primeira colheita servirá para coleta de sementes para os próximos plantios.
Já em Koe Jú Porã a família Vogado, organizou o preparo do local e construiu o cercado com varas de madeira, as primeiras mudas de capim limão e alecrim também começam a brotar. Na aldeia de Tapixi, os produtores realizaram o plantio de sementes de alfazemas e também algumas mudas de capim limão e alecrim. Já na aldeia de limeira a horta está sendo preparada para receber as mudas de menta.
Recentemente os integrantes dos grupos produtivos de medicinais e artesanato participaram do curso Tembiapo. Entre as atividades, cada grupo desenvolveu atividades direcionadas: - o grupo de artesanato: técnicas de produção, design de novas peças, qualidade e acabamento.

O grupo de medicinais realizou oficina de agrofloresta da teoria para a prática, as atividades foram desenvolvidas no espaço do Itakora, no qual os participantes realizaram o plantio de algumas espécies nativas.
Durante o curso ocorreu à formalização do empreendimento Tembiapo, todos os presentes, e agora empreendedores do Tembiapo, revisaram o contrato e tiraram suas dúvidas com o auxilio e tradução do jovem Daniel da aldeia Rio d'Areia. Após os ajustes foram assinados os contratos e efetivamente formalizado o empreendimento, com registro em cartório. Agora o artesanato guarani e produtos provenientes das plantas medicinais passam a ser comercializados pelo Tembiapo.
As atividades os grupos produtivos são apoiados pela IAF - Fundação Interamericana e tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.


.

Por Outro Olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário