Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Oficinas de Reciclagem

A preocupação com o meio ambiente é uma constante nas atividades desenvolvidas pela Outro Olhar juntamente com as aldeias que compõem a  Rede Solidária Popyguá.
Com o objetivo de contribuir e sensibilizar as pessoas destas aldeias e a sociedade como um todo, estão sendo desenvolvidas oficinas de reciclagem. Inicialmente abordamos a temática com a exposição de slides, apresentação de vídeos, assim dialogando com as pessoas sobre o que cada um tem feito com os resíduos não degradáveis e orientando sobre a destinação correta. Após as orientações partimos para a prática em que são coletados os lixos que estão espalhados pela aldeia e ao redor das casas.
Até o momento foram organizadas e realizadas duas oficinas, sendo uma na aldeia de Koẽ Ju Porã e outra em Tapixi, ambas contaram com a participação de jovens e adultos. Os materiais coletados foram levados para Guarapuava e doados para uma empresa especializada em separação de lixo reciclável.

A ideia posterior é que as próprias pessoas da comunidade façam o descarte correto destes resíduos e passem a entregar em cooperativas da região, transformando-os em renda para as famílias. Também serão instaladas lixeiras para coleta seletiva construídas com material alternativo, como por exemplo, de bambu. Essa atividade será realizada em breve nas aldeias que compõem a Rede.

A reciclagem é uma das grandes soluções para o problema do lixo e sem dúvida ajuda na preservação dos recursos naturais já escassos no meio ambiente. Esta atividade faz parte do projeto Nossa Aldeia: Nosso Ambiente patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e também do projeto Tekoha Sustentável apoiado pela Shishu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário