Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Nem Todo Lixo é Lixo

No dia 16 de outubro de 2013 visitamos a escola da Tekoha Ocoy, na qual os alunos estão desenvolvendo um projeto sobre reciclagem e sensibilização sobre o problema do lixo. O projeto "Nem todo lixo é lixo", é um trabalho interdisciplinar que envolve todas as turmas da escola, cerca de 300 alunos. Consiste na realização de uma casinha feita interamente com material reciclado.

Inicialmente os alunos trabalharam na construção das paredes, usando caixas de leite, cola e fita adesiva. Foram projetadas e construídas quatro paredes separadas, que irão se encaixar, de modo que a casinha possa facilmente ser montada quando necessário e guardada quando não está sendo utilizada. As caixinhas de leite foram coletadas pelos profesores na cidade, através de uma campanha de conscientização.

Em todas as diciplinas a construção da casinha foi utilizada como exemplo prático para trabalhar sobre diferentes conteúdos. Assim, o profesor de matemática trabalhou com os alunos sobre as medidas da casa, mas também sobre capacidade e tamanho das caixinhas. Com a profesora de arte os alunos observaram o design e a cor das caixinhas, a composição das cores e também a importância da publicidade presente nos diferentes desenhos nas caixinhas. Em física os alunos estudaram equilíbrio, isolamento térmico e energia: assim colocaram areia nas caixinhas da primeira camada para mais estabilidade e començaram projetar uma illuminação feita com uma garrafa de água que coleta a luz externa.
Nas disciplinas de português e história trabalhou-se o conteúdo presente nas embalagens, temas como a reforma agrária, por exemplo, e posterior a criação de um documentário sobre o próprio projeto. Em espanhol os conteúdos foram traduzidos e em química foram estudadas a composição e as tabelas nutricionais.
Uma vez realizadas as paredes, o telhado será feito com um tecido, e os móveis com embalagemns recicladas. Para realizar as decorações os alunos estão guardando tampas de garrafas, com os quais irão criar desenhos com a técnica do pontilhismo.
A casinha irá ser montada no pátio da escola, e irá ser utlizada como brinquedoteca, para peças de teatro de fantoches e leituras e também servirá como modelo para as outras escolas, que irão visitar a aldeia na Semana Cultural Indígena.
Depois das diferentes diciplinas serem abordada na realização da casinha, a temática da reciclagem continuará sendo abordada e os alunos ansiosos para desenvolver atividades com a casinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário